Programa de Pós-Graduação de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente
Faculdade de Engenharia – UERJ Campus Maracanã
Faculdade de Tecnologia – UERJ Campus Regional de Resende
A
O Mestrado e Doutorado Profissional em Engenharia Ambiental recebeu nota 4 na última avaliação da CAPES e é uma parceria dos docentes da Faculdade de Tecnologia, de Resende, com os docentes da Faculdade de Engenharia do campus Maracanã. O curso tem como objetivo capacitar profissionais de diferentes áreas de formação a atuar na investigação e na busca de soluções de questões tecnológicas ambientais de caráter empresarial, regional e nacional, permitindo a sua inserção no mercado de trabalho, que exija mão de obra qualificada, tanto em órgãos públicos como em empresas privadas quanto na área acadêmica em ensino e pesquisa. Desde 2021 o programa permite que os alunos desenvolvam todo seu trabalho de dissertação e cursem as disciplinas no Campus Regional de Resende, sem que haja deslocamento para o Rio de Janeiro. Desta forma, a UERJ passou atender as demandas para formação de profissionais qualificados na área de Engenharia Ambiental no Sul Fluminense.
A
AREA DE CONCENTRAÇAO :
O Curso possui uma única área de concentração em Saneamento Ambiental : Controle da Poluição Urbana e Industrial, com 4 (quatro) linhas de pesquisa:
AA
DISCIPLINAS A SEREM CURSADAS:
O aluno precisará cursar 2 disciplinas obrigatórias (Controle da Poluição e Metodologia da Pesquisa) e um conjunto de disciplinas eletivas de acordo com a capacitação desejada. Para obtenção do grau de mestre, o aluno deverá cursar 24 créditos, divididos entre as disciplinas obrigatórias e eletivas.
No link abaixo poderá encontrar mais informações sobre as disciplinas disponíveis no programa:
http://www.peamb.eng.uerj.br/disciplinas.php?aed=0
A
A
CORPO DOCENTE DA FACULDADE DE TECNOLOGIA
A
A
PROFESSORA DRA. CARIN VON MUHLEN
http://lattes.cnpq.br/7555691352229740
Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestre em Ciências (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutora em Química (Analítica) pela Universidade Federal do Rio Grande Sul (2007), tendo realizado doutorado sanduíche na RMIT, em Melbourne, na Austrália. Atua na área de Química Analítica Ambiental, Tecnologias Ambientais e Gestão ambiental. Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na Faculdade de Tecnologia em Resende -RJ, professora do Mestrado e Doutorado em Engenharia Ambiental – PEAMB e DEAMB, Diretora do Centro das Águas e Membro do Comitê da Bacia Hidrográfica da Região do Médio Paraíba do Sul. Coordenadora do Projeto Síntese, vencedor do Prêmio Firjan Ambiental 2021 na categoria de Resíduos Sólidos cujo foco é a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Campus Regional de Resende com Desenvolvimento de Tecnologias Inovadoras e Educação Ambiental. Coordenadora do Programa NOSOL – Programa Núcleo de observação, estudos e monitoramento socioambiental das regiões da Costa Verde, Baia de Sepetiba, Bacia do Rio Paraíba do Sul e Bacia do Rio Guandu.
A
A
PROFESSOR DR. EDUARDO MONTEIRO MARTINS
http://lattes.cnpq.br/2912118000820105
Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1998), mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2001) e doutorado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2005). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professor do Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, Revisor de periódico da Journal of Petroleum Technology and Alternative Fuels, Revisor de periódico da AFRICAN JOURNAL OF PURE AND APPLIED CHEMISTRY e Revisor de periódico da World Applied Sciences Journal (Print). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Química Atmosférica, Modelo de Qualidade do Ar, Poluição Atmosférica, Meio Ambiente.
A
A
PROFESSORA DRA. DANIELLA REGINA MULLINARI
http://lattes.cnpq.br/6707823025115119
Possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Escola de Engenharia de Lorena/USP (2003), mestrado em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena/USP (2005) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e tem experiência na área de Engenharia Química e Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: compósitos poliméricos, energia sustentável, processamento de polímeros e adsorção de metais pesados. As linhas de pesquisa de interesse são nas áreas de Desenvolvimento de Materiais Compósitos e Desenvolvimento de Tecnologias Sustentáveis.
A
A
PROFESSOR DR. LEONARDO BAPTISTA
http://lattes.cnpq.br/2182432135517042
Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e mestrado e doutorado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica e Cinética Química, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanismo de reações orgânicas, mecanismo de reações que ocorrem na atmosfera, poluição atmosférica e estudo de propriedades estruturais e eletrônicas de aglomerados iônicos relevantes para astroquímica. Atualmente desenvolve trabalhos na área de modelagem e simulação da combustão e obtenção de modelos cinéticos para degradação de alimentos em parceria com outros docentes da UERJ.
A
A
PROFESSORA DRA. LUCIANA GHUSSN
http://lattes.cnpq.br/5990985193149400
Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em vidros, atuando principalmente nos seguintes temas: vidros, vidros fosfatos, produção de vidros em fornos de icro-ondas, imobilização de rejeitos radioativos e caracterização de vidros.
A
A
PROFESSORA DRA. MARCIA ROSA DE ALMEIDA
http://lattes.cnpq.br/4822598512002343
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2004), Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), Mestrado em Química Orgânica (2007) e Doutorado em Química (2012) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, Química de Produtos Naturais, Cromatografia com fase líquida de alta eficiência, desenvolvimento e validação de métodos analíticos.
A
A
PROFESSOR DR. NILO ANTONIO DE SOUZA SAMPAIO
http://lattes.cnpq.br/7168112404987817
Possui graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena EEL-USP (1994), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté UNITAU (2005), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (2011). Atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro atuando na graduação dos cursos de Engenharia, no Mestrado em Engenharia Ambiental (PEAMB) e no Doutorado em Engenharia Ambiental (DEAMB). Tem experiência na área de Matemática e Estatística, com ênfase em Aplicações da Estatística e da Matemática em Ciências, Modelamento Matemático, Otimização e Planejamento de Experimentos, Estatística Multivariada e Monitoramento de Processos.
A
A
PROFESSOR DR. SERGIO MACHADO CORRÊA
http://lattes.cnpq.br/0036129846822289
Professor Associado da UERJ, atuando na graduação do curso de Engenharia Química e no Doutorado em Engenharia Ambiental. Trabalha na área de química da atmosfera, com enfoque em compostos orgânicos voláteis, semi voláteis e gases efeito estufa, envolvendo monitoramento de áreas confinadas, fontes fixas, móveis, atmosfera urbana e áreas remotas, câmara de reação, modelagem e simulação.
A
A
O corpo dos docentes da Faculdade de Engenharia associados ao programa podem ser encontrados no link:
http://www.peamb.eng.uerj.br/coord.php?aed=0