A Engenharia Mecânica compreende um ramo complexo e abrangente da Engenharia que se aplica ao estudo dos processos mecânicos e máquinas em geral; ao projeto de instalações industriais mecânicas; explicita e aplica conceitos vinculados aos equipamentos mecânicos e eletromecânicos; compreende o estudo e desenvolvimento de veículos automotores, aos sistemas produtivos, ao estudo das diversas formas de energia, sua geração transmissão e aplicação.
A formação do Engenheiro Mecânico habilita o profissional ao estudo de fenômenos físicos e de engenharia, à prática do planejamento, ao desenvolvimento do projeto, a especificação e fabricação de máquinas e processos mecânicos, e por fim, à análise econômica de projetos que engloba a viabilidade técnica e econômica.
Nosso curso foi estruturado considerando uma formação com carga horária que abrange todas as áreas clássicas de formação em todas as vertentes da engenharia mecânica. A localização da FAT facilita a inserção de nossos alunos no parque fabril do sul fluminense que além da dinâmica e diversidade tem crescido a taxas bem superiores que as médias nacionais.
Nosso corpo docente paralelamente a qualificação acadêmica apresenta grande experiência profissional. O curso além dos laboratórios voltados ao estudo de ciências básicas se desenvolve também nos laboratórios dedicados de materiais e processos de fabricação, energias e motores.
Ficha Técnica do Curso
Ementas das Disciplinas
Segue no link abaixo as ementas de todas as disciplinas do curso de graduação em Engenharia Mecânica.
https://www.dep.uerj.br/ementario.html
Departamento
Conheça o Departamento de Mecânica e Energia (DME):
Coordenador:
Alexandre Fernandes Habibe
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá FEG-UNESP (2003) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá FEG-UNESP (2014). Atualmente é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus de Resende. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica na área de mecânica dos sólidos e desenvolvimentos de máquinas e equipamentos mecânicos. Experiência industrial nas seguintes áreas de projeto: naval, siderurgia, bens de capitais, petroquímica, locomotivas, guindastes e equipamentos “off-shore” por um período de 40 anos. A experiência acadêmica na UERJ desde 1996 e desenvolvimento de projetos na área de extensão acadêmica.
O engenheiro mecânico é um profissional altamente qualificado que se dedica ao planejamento, projeto, construção e manutenção de sistemas mecânicos. Com habilidades técnicas sólidas e conhecimento profundo de princípios de engenharia, ele é fundamental em diversas indústrias, incluindo automotiva, aeroespacial, energia e manufatura. Seu papel abrange desde o desenvolvimento de máquinas e equipamentos até a otimização de processos industriais, sempre visando à eficiência, segurança e sustentabilidade. Esses profissionais são essenciais para impulsionar a inovação e o progresso tecnológico em nossa sociedade.