UERJ CRR

Engenharia de Produção

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

      O curso de graduação (bacharelado) em Engenharia de Produção da Faculdade de Tecnologia (FAT) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), inserido no campo do saber tecnológico, definido pela CAPES, que engloba a área de conhecimento das Engenharias, foi concebido como um curso de natureza presencial vespertino e noturno organizado, em seu plano de periodização curricular, em 10 semestres letivos. Nesta concepção, as disciplinas, entre o 1º e o 6º semestres do curso, serão oferecidas no turno vespertino. A partir do 7º período até o 10º, as disciplinas, originais do curso, serão oferecidas no turno noturno objetivando atender as demandas de alunos que já estejam estagiando ou trabalhando. O Departamento de Engenharia de Produção (DENP), responsável pelo curso na UERJ, oferecerá 100 vagas anuais (50 vagas por semestre), sendo o período de integralização previsto de, no mínimo, 10 semestres e de, no máximo, 18 semestres.

Baixe aqui o projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção_DENP FAT UERJ

Amparo Legal do Curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Tecnologia

      A organização curricular do Curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Tecnologia fundamenta-se em princípios de flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização, conforme Parecer CNE/CES nº 436 homologado em 05/04/2001 e Parecer CNE/CP nº 29 homologado em 12/12/2002. Além de alinhado com as Deliberações próprias da UERJ, o curso proposto atende as exigências da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394, de 1996) e da Resolução CNE/CES nº 11 de 11/03/2002 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Engenharia.

 

Ficha Técnica do Curso

  • Classificação: Engenharia
  • Denominação: Graduação em Engenharia de Produção.
  • Número de Vagas: 50 vagas por período semestral (por meio de processo seletivo institucional).
  • Modalidade: Ensino superior presencial.
  • Regime de Integralização Curricular: semestral, por créditos e disciplinas.
  • Carga Horária Total do Curso: 4440 horas-aula com a seguinte distribuição de carga pelos núcleos de formação segundo a Resolução CNE/CES nº 11 de 11/03/2002:

– Núcleo de conteúdos básicos: 1710 horas-aula (38,5% da carga total)

– Núcleo de conteúdos profissionalizantes: 1635 horas-aula (36,8% da carga total)

Núcleo de conteúdos específicos: 1095 horas-aula (24,7% da carga total).

  • Número de disciplinas do curso: 76
  • Número mínimo de créditos para a conclusão do curso: 272
  • Carga horária de disciplinas obrigatórias: 4260 horas-aula
  • Carga horária de disciplinas eletivas oferecidas no curso: 300 horas-aula
  • Carga horária mínima de disciplinas eletivas obrigatórias: 180 horas-aula
  • Período de Integralização: mínimo de 10 semestres e um máximo de 18 semestres.
  • Forma de ingresso: vestibular, transferência interna e externa.

Matriz Curricular

      A matrícula é semestral e a integralização curricular se faz por períodos letivos. As disciplinas do curso de graduação em Engenharia de Produção têm duração semestral e são ofertadas, regularmente, entre disciplinas obrigatórias e eletivas (opcionais), totalizando, conforme mencionado, carga horária de 4440 horas-aula (3700 horas). As disciplinas obrigatórias oferecidas totalizam 4260 horas-aula, enquanto que as disciplinas eletivas oferecidas perfazem um total de 300 horas-aula; sendo mandatório o cumprimento de no mínimo 180 horas-aula de disciplinas eletivas. É detalhada, no arquivo abaixo denominado Plano de Periodização Curricular, a matriz curricular do curso com a indicação de créditos por disciplina, carga horária semanal e carga total por período.

Clique para baixar o Plano de Periodização Curricular.

Ementas das Disciplinas

Segue no link abaixo as ementas de todas as disciplinas do curso de graduação em Engenharia de Produção.

https://www.ementario.uerj.br/index.php 

Departamento

Conheça o Departamento de Engenharia de Produção (DENP):